Alexandre

Alexandre é um sobrenome patronímico e tem origem grega. Vem do nome "Alexandros", que provém de "alekso", e o significado é "defender"; "andros", "homem", ou seja, o significado é: "aquele que defende os homens". No entanto, "alekso" também teria o significado de "rejeitar", que de outro modo pode significar "aquele que rejeita os homens" (ou seja, os inimigos).



Há outras formas de escrever o sobrenome Alexandre, levando-se em conta que é um nome bastante diversificado em outros idiomas. Por exemplo, em inglês: "Alexander"; em espanhol “Alejandro”, ou “Alejandre”, que é a versão de sua origem.



É uma família que está bastante presente na Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal e muitos países da Europa. Em maioria em lugares como: Alicante, Madrid, Barcelona, Vizcaya, Valencia, Sevilla, Albacete, e menor quantidade em Girona, Asturias, Leon, Malaga, Castellon.



Há, portanto, diferentes famílias com o sobrenome Alexandre, porém não relacionadas entre si.



Na Catalunha, de acordo com dados recolhidos no senso, em 1358, havia duas famílias com sobrenome de Alexandre, em Lleida. Dois séculos mais tarde, de acordo com o senso de 1553, Alexandre Andreu viveu em Montornès (Lleida). Outras casas antigas foram registradas em Besalú (Girona), em 1584; Cenarruza (Vizcaya), em 1570; e em Zuaza, em 1610.



Desta forma está documentado da família Alexandre, como originário do vale de Ayala, em Álava e documentado nos livros paroquiais dos seguintes ante Iglesias: Zuaza em 1571, Menagaray em 1619, Respaldiza, em 1620, Oquendo, em 1625, Llanteno, em 1716 (estes vales originários de Gordejuela, em Vizcaya), Oceta Mendieta, em 1794, e em 1820.



Constam nos registros também que, nos anos de 1794, Juan Bautista de Alejandre, natural de Oquendo, de Valdegovía (Álava), e seu filho Juan Bautista de Alejandre, conseguiram o título de figaldos na Chancilería de Valladolid.



No ano de 1674, Rafael Alejandre, natural de Zuazo, no Vale Oquendo, conseguiu provar sua nobreza nos tribunais comuns de Oquendo e da cidade de Bilbao. Ele era o filho de Martin Alejandre e Catherine de Ibarrola, e neto de Iñigo Alejandre e Mencia de Murga. Em 1788 o Tenente Corregidor Jose Alexandre provou sua nobreza, ao conselho Sopuerta, e John Alexander, da cidade de Bilbao, o fez no mesmo ano.



Todos estes títulos, casas, casas solares, títulos de nobreza, fidalguias, entre outras grandes qualificações de nobreza que a família Alexandre tem registradas em países como Espanha, Portugal e Itália, mostram o quanto as origens da família foram baseadas em ações notáveis e respeitáveis. 



Significado do nome Alexandre



Alexandre é um nome masculino que se originou do grego e significa: Alexandros, “defensor da raça humana”. É o resultado da justaposição do verbo aléksein ("defender") e do substantivo andrós (“homem”). O nome se popularizou na Grécia após as conquistas militares do rei Alexandre III da Macedônia, mais conhecido como Alexandre, o Grande. Após tais feitos, vários recém-nascidos ganharam o nome de Alexandre em homenagem ele.   Origem do Nome Alexandre Origem do Nome: Grego Gênero: nome masculino Variações do Nome Alexandre Carlos Alexandre, Marcos Alexandre e José Alexandre Buscas de Nomes Relacionadas com Alexandre Alecsander, Aleczander, Aleksandar, Aleksander, Aleksandr, Aleksandro, Aleksandur, Alekzander, Alesander, Alesandro, Alessander, Alessandri, Alessandro e Alexander Características do Nome Alexandre Segundo a Numerologia¹ As pessoas com esse nome são expansivos e ligados às artes, por isso, a necessidade de serem reconhecidos. Estão sempre à procura de público, que aprecie suas performances. Eles levam diversão às festas que participam. Aqueles com o nome de Alexandre são pessoas que não se deixam abater facilmente, não são de fazer corpo mole, nem reclamar de doença ou ou deixar de trabalhar ou curtir a vida por causa delas. As críticas também não vão fazê-los mudar o seu jeito de pensar . Não são pessoas materialistas, preferem as pessoas. Costumam estar cercados de amigos, devido ao fato de serem muito comunicativos e engraçados, gostam de inventar e contar histórias. Por isso, vai ser muito difícil mantê-los longe de festas, comemorações e Happy hours, onde com certeza vão se sentir em seu verdadeiro lugar. O lado negativo do nome, é a leve tendência para a distorção de determinados valores. Por isso, os pais devem prestar mais atenção na hora de ensinar o que é certo ou errado, de passar os valores importantes. Alexandres também são conhecidos por sua independência, dinamismo e sua capacidade de liderar. Têm espírito ousado, competitivo e muita força de vontade e originalidade. No entanto, precisam tomar cuidado com tais características e agir com diplomacia e respeito para evitar uma imagem egoísta e autoritária. Geralmente as pessoas com tal nome são procuradas para assumir grandes projetos e empreendimentos, pois possuem autoconfiança o que resulta na positividade de enfrentar obstáculos com notoriedade. E por serem equilibrados, aqueles que o seguem acreditam em sua capacidade. Por isso, os que carregam o nome Alexandre costumam conquistar rapidamente a confiança e ser o centro das atenções.



Nota¹: As características acima descritas, a numerologia são informações resumidas que podem variar de individuo para individuo. A numerologia costuma fazer estudos mais aprofundados mediante ao nome completo e mais alguns dados pertinente ao assunto.




Origem e Categoria: | | |
Outros Nomes: João Guilherme | Cauan | Dylan | Ayrton | Lucila | Zaniel | Erik | Tecoara | Vismara | Dante |