Silva

Silva é um sobrenome de origem portuguesa e significa “selva”.



Origem e significado do sobrenome Silva



Silva é um sobrenome de origem portuguesa, que vem do latim “silva”, trazendo o significado de “selva”, “floresta” ou “bosque”. Isso evidencia que o sobrenome era usado para se referir a pessoas que moravam próximas a bosques, ou que trabalhavam com madeira ou lenha. É classificado como toponímico, o que quer dizer que possui uma origem geográfica.



A origem do sobrenome Silva é bastante antiga, sendo possível que as primeiras famílias a usarem esse sobrenome viveram em meados do século X, ou seja, antes da nação portuguesa ter sido criada.



Há, porém, historiadores que defendem que a família dos Godos D. Aderaldo foi a primeira a adotá-lo. Apesar disso, há historiadores que apontam a origem Silva como proveniente da tradicional Casa Real de Aragão.



Fontes também relacionam a origem aos cultos pagãos nos séculos VII – XI, que eram realizados para as divindades que habitam os bosques. Segundo a crença, a deusa da natureza, chamada Silva, emanava energias transcendentais para os seus seguidores através desses rituais.



O sobrenome Silva também pode ter surgido durante o Império Romano para designar moradores que habitam as regiões de florestas. Vários desses moradores acabaram se refugiando para a península Ibérica, que hoje corresponde à Espanha e Portugal.



Além de ser muito usado em Portugal, Silva também pode ser encontrado tanto na Espanha como na Itália, porém, em menor quantidade. Apesar de ser comum hoje em dia, foi usado por membros da nobreza. Consiste em um sobrenome encontrado facilmente no Brasil, sendo usado por mais de 5 milhões de pessoas.



A dificuldade em traçar uma linha genealógica dos descendentes consiste porque o sobrenome Silva foi muito utilizado por famílias que acabaram fugindo da Europa para o Brasil, tendo como objetivo o anonimato para iniciar uma vida nova. Além disso, muitos negros africanos que foram escravizados no Brasil, também adotaram esse sobrenome para viverem como libertos, após a Lei Áurea.



Ao chegarem dos navios trazidos da África, os negros escravizados recebiam o “batismo” de padres católicos, recebendo então um nome cristão, de idioma português. Em geral, o sobrenome recebido vinha dos proprietários desses escravos. Durante aquele período, vários donos de terras tinham o sobrenome Silva, que já era bastante comum em Portugal.



O registro de uma das primeiras pessoas com o sobrenome Silva a estabelecer-se no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. Há no Brasil um ramo atual da família Silva localizada no Amazonas, que possui descendência dos Reis de Leão, estando na quinta geração. Os homens da família, na segunda geração, herdaram o baronato de Amazonas no período do Brasil Império.



O brasão da família Silva consiste em um leão de cor púrpura, gravado sobre um fundo prateado, o que se refere às armas do Reino de Leão.



Entre as personalidades com esse sobrenome está o lutador de UFC, Anderson Silva (1975 - ). Outra pessoa conhecida é a política Marina Silva (1958 -).





A origem deste nome é latim e significa nada mais nada menos que bosque, selva ou floresta. Esta palavra não sofreu nenhuma modificação nos países que falam português, mas também é bem comum na Itália e Espanha, no entanto, não tanto quanto no Brasil e, falando em Brasil, este é um sobrenome muito comum no país. As pessoas conhecidas por este nome sabem muito bem o que querem da vida e melhor ainda, sabem exatamente como chegar lá, mesmo que necessitem de uma ajudinha extra, são pessoas que sabem muito bem como tocar as pessoas para ajudá-las, seu teatrinho é muito convincente. Também são pessoas muito sensuais, algo que liberam com mais facilidade entre quatro paredes, mas precisam tomar cuidado para não se tornarem dominadoras demais. Seu número de alma é o um e isso mostra uma pessoa que tem a necessidade de realizar coisas através de seus talentos, isso sem mencionar o fato de serem ótimos amigos por serem encorajadores, orientadores e aconselhadores. Seu número de aparência é o sete e isso indica uma pessoa reflexiva, filosófica, introvertida e mística, combinação perfeita para pessoas criativas, individualistas e silenciosas, pois estão sempre com seus pensamentos voltados para assuntos que realmente valem a pena. Seu número do destino é o oito e para quem não sabe, esse número indica o que viemos fazer nesse mundo, geralmente as pessoas que são influenciadas pelo magnetismo desse número, possuem um olhar tão clínico que é capaz de enxergar a alma das pessoas, no entanto, são pessoas que sabem muito bem agir de uma forma autoritária. Sem mencionar que sabem muito bem trabalhar pesado para conquistar o que desejam. Nota: As características acima descritas, a numerologia são informações resumidas que podem varias de individuo para individuo. A numerologia costuma fazer estudos aprofundados mediante ao nome completo e mais alguns dados pertinentes ao assunto.  




Origem e Categoria: | | | | |
Outros Nomes: João | Torres | Victoria | Jandaia | Julianne | Maurizio | Janaina | Moreira | Andréia | João Guilherme |