Ana Cláudia
Ana Cláudia é um nome feminino composto pelo nome Ana e pelo nome Claudia.
Ana é um nome que possui apenas uma variável: Anna. Esta é exatamente igual à forma que o nome possuía em língua latina. A forma latina surge como uma tradução do hebraico חַנָּה (Channah). Esse nome deu origem a variante inglesa do nome Ana, o nome Hannah.
O significado do nome Ana, seja qual for sua grafia, é “graciosa” ou “cheia de graça”.
O nome Ana foi muito utilizado na Bíblia e destacam-se três mulheres com esse nome, duas no Novo Testamento e uma no Antigo.
No Antigo Testamento, o nome Ana é dado à mãe do profeta Samuel, mulher que engravidou por milagre, devido a sua avançada idade. No Novo Testamento, é Ana o nome dado à mãe de Maria e avó de Jesus. Também chama-se Ana uma profetisa que reconhece no menino Jesus o Cristo, o Messias esperado.
Em português, o nome Ana é bastante utilizado em nomes compostos, como é o caso de Ana Cláudia.
Claudia é um nome que surge como a forma feminina do nome latino Claudius. O nome é derivado do adjetivo claudus, que quer dizer “coxo” ou “manco”.
Originalmente, o nome Claudius não era utilizado como nome próprio e sim como nome de família, em específico de uma família patrícia bastante proeminente em Roma.
O ancestral fundador da família foi o Sabino Attius Clausus que viveu no século VI a.C. Ao tornar-se um cidadão romano, ele trocou seu nome para Appius Claudius e deu início à família que produziria diversos imperadores romanos, sendo o mais famoso o imperador Claudio. O imperador morreu por assassinato, pois foi envenenado pela esposa para que seu filho, Nero (que não era filho de Claudius) pudesse subir ao poder em sucessão ao padrasto.