Anabela
Anabela é um nome feminino.
O nome Anabela é uma forma portuguesa, mas que também pode aparecer em línguas espanholas. O nome é uma variante da forma Amabel, que possui duas possíveis origens.
A primeira, mais simples, classifica Amabel como um nome feminino medieval derivado da forma latina amabilis, que quer dizer “amável”. O nome poderia ter surgido por causa de Santo Amabilis, um padre que viveu em Riom, na França, no século V.
A segunda hipótese advoga que o nome é um derivado composto do nome Ana somado ao adjetivo bela.
O nome Ana é latino e surge a partir do nome hebraico חַנָּה (Channah) que, em inglês, deu origem à variável Hannah ou Hanna.
Independente da grafia utilizada, o significado de nomes derivados do nhome hebraico Channah é “graciosa” ou “cheia de graça”.
O nome Ana foi popularizado no mundo Ocidental por causa de personalidades Bíblicas, sendo uma das mulheres do Antigo Testamento e duas do Novo.
No Antigo Testamento da Bíblia, é Ana o nome da mulher escolhida para ser mãe do profeta Samuel. Sua gravidez ocorreu por milagre, pois já era de idade bastante avançada. Já no Novo Testamento, Ana é a mãe de Maria, ou seja, a avó de Jesus. Também é chamada de Ana uma profetisa que, ao ver o menino Jesus, percebeu que ele era o Messias esperado pelos judeus.
Tendo em vista todas as possibilidades, é possível dizer que o significado do nome Anabela é “amável”, “graciosa”, “cheia de graça” e “bela”.
Embora o nome Anabela tenha características tipicamente latinas, houve uma forma inglesa, Anabella. Esse nome surgiu por volta do século XII na Escócia e foi tido como uma versão inglesa do gaélico Barabal, muito embora também possa ter sido uma simples importação de um nome latino. O nome Anabella só conseguiu se popularizar entre os falantes de língua inglesa por causa do poema “Anabel Lee”, escrito em 1849, pelo americano Edgar Allan Poe.