Bartolomeu
Bartolomeu é um nome masculino razoavelmente comum no Brasil.
O nome masculino Bartolomeu chega ao português como um derivado do nome grego Βαρθολομαιος (Bartholomaios) que, ao pé da letra, quer dizer “filho de Tholmai”.
Tholmai é uma palavra hebraica que quer dizer “aquele que suspende as águas”. Assim, o significado do nome Bartolomeu é “filho do que suspende as águas”.
Outros estudiosos defendem que o nome Bartolomeu signifique, na verdade, “filho de Ptolomeu”, mas não há provas que suportem tal teoria.
Boa parte da fama do nome Bartolomeu deve-se a um personagem bíblico com esse nome, que aparece no Novo Testamento. Bartolomeu foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Outro nome pelo qual ele pode ser chamado é Natanael. Conta a tradição Católica que São Bartolomeu levou o Evangelho de Jesus para a Índia e também para a Ásia Menor. Sua morte ocorreu no século I, através do martírio, na Armênia.
O nome Bartolomeu chega ao Brasil através das navegações portuguesas. Em Portugal, Bartolomeu é um nome do qual se tem registro desde o século XIII, tendo sido seu maior representante o navegador português Bartolomeu Dias, que viveu no século XV. Sua fama deve-se ao fato dele ter sido o primeiro a navegar contornando a África e dobrando o Cabo da Boa Esperança, para chegar até o Oceano Índico.
Outro famoso com esse nome é Bartolomeu Mitre, que foi um político, militar e escritor argentino e presidente da Argentina entre os anos de 1862 e 1868. Foi durante sua presidência que ocorreu a Guerra do Paraguai. Bartolomeu Mitre dá seu nome a uma das ruas mais famosas do Leblon, bairro nobre na cidade do Rio de Janeiro.
Numerologia para o nome Bartolomeu
De acordo com a numerologia, pessoas que carregam o nome de Bartolomeu tendem a apresentar traços de uma personalidade decidida e determinada. Bartolomeu é uma pessoa que busca a estabilidade financeira e uma certa segurança nessa área.
Dentre as tendências negativas de Bartolomeu encontra-se uma tendência a ser vingativo, além do ciúme e da teimosia. Bartolomeu precisa se esforçar para controlar esse seu lado, para que não seja visto como alguém mesquinho e controlador.