Cícero
Cícero é um nome masculino que não costuma possuir formas variantes.
O nome Cícero tem origem em um nome romano muito similar: Cicero. Cicero, em latim, não era tanto um nome, mas mais um cognome, ou seja, uma espécie de apelido.
O nome romano Cicero deriva da palavra cicer que, ao pé da letra, quer dizer “grão-de-bico”. Os cognomes latinos em geral indicavam uma característica da pessoa, para que fosse de identificação mais fácil.
Assim, o significado do nome Cícero é, literalmente, “grão-de-bico”.
O nome Cícero teve origem no cognome latino Cicero e o mais célebre homem com esse cognome foi Marcus Tullius Cicero. De acordo com Plutarco, famoso historiador que nasceu na Grécia, mas tornou-se cidadão romano, o apelido foi dado a Cicero, pois um de seus antepassados possuía, no nariz, uma verruga cujo formato lembrava o do grão-de-bico. Cicero nasceu em Arpino, no ano 106 a.C. e faleceu em Formia, em 43 a.C.
A fama de Cicero, que perdura até os dias atuais, pois sua carreira foi bastante proeminente. Além de filósofo, Cicero também foi político, orador e advogado, além de escritor. Seus discursos são famosos pelo uso de retórica e perduraram através dos tempos pois, após serem executados, eram escritos pelo próprio Cicero e publicados.
Um dos discursos mais famosos de Cicero foi proclamado contra Catilina e, até os dias atuais, é utilizado como exemplo de retórica. A coleção desses discursos é chamada de Catilinária. O nome também foi aproveitado pela Polícia Federal brasileira para batizar uma de suas operações.
Numerologia para o nome Cícero
De acordo com a numerologia, pessoas que se chamam Cícero possuem natureza otimista e curiosa. Essas características, somadas a seu bom humor, dão-lhe uma imagem jovial. É preciso que Cícero tome cuidado com sua natureza extrovertida, pois pode passar a impressão de ser uma pessoa imatura.