Elena
Elena é um nome feminino razoavelmente comum no Brasil. O nome Elena possui algumas variantes, sendo as mais comuns obtidas através da adição de uma letra H inicial ou de mais uma letra n. Dessa forma, são formas variantes comuns do nome Elena os nomes Helena, Elenna e Helenna.
O nome Elena surgiu a partir do nome Helen, ou seja, o nome Helen (e sua variante, Elen), possuem a mesma origem e o mesmo significado do nome Elena.
O nome feminino Elena surge a partir do nome grego ‘Ελενη que, transliterado ao português, é escrito como Helene.
Há duas possíveis origens para esse nome e as duas são muito parecidas entre si. A primeira teoria advoga que o nome teria surgido a partir da palavra grega ‘ελενη (helene), que quer dizer “tocha”. Já a outra opção é que a origem do nome Elena remonte ao grego σεληνη (selene), que quer dizer “lua”.
Pelas semelhanças, parece mais provável que o significado do nome Elena seja “tocha” e que “lua” seja o significado dos nomes Selena ou Selene. Apesar dessas parecerem serem conclusões lógicas, ainda há debates acerca do assunto, pois evoluções onomásticas nem sempre são simples como aparentam ser.
O nome Elena é bastante famoso desde a Antiguidade Clássica, pois ele é importante para a mitologia grega. Helena era filha de Zeus com a mortal Leda. Páris, filho de Príamo de Tróia, a raptou, tirando-a de seu esposo Menelau, rei de Esparta. Os dois fugiram para Tróia e esse foi o estopim para o início da Guerra de Tróia.
Também foi Helena o nome da mãe do Imperador Constantino, de Roma, hoje considerada com Santa da Igreja Católica.
Assim, o nome foi por muito tempo utilizado por cristãos e pagãos, seja pelo significado grego ou como uma forma de homenagem a Santa Helena ou a Helena de Troia.