Figueiredo
Figueiredo é um sobrenome de origem portuguesa e significa quem vive próximo a um Figueiral.
Origem do sobrenome
Os historiadores acreditam que essas famílias provem de um cavaleiro de origem Goda. Seu nome era Guesto Ansur, nascido em Lafões. Esse cavaleiro libertava donzelas em pomares de figueiras, conhecido por figueiral ou figueiredo. Esse local acabou ficando conhecido por Figueiredo das Donas. O tal cavaleiro teria se apaixonado por uma das donzelas e, a partir dessa junção, os Figueiredos teriam surgido.
O sobrenome português Figueiredo ou Figueredo foi levado ao longo de Galícia e Áustrias. Gonzalo Garcia de Figueredo era o Senhor de Micleira e tutor do infante D. João de Portugal, casou-se com D. Constanza Ruiz Pereira e dela teve um filho chamado Arias Gonzalez de Figueredo, que foi casado com D. Leonor Pereira, e foram pais de Joana Figueredo Pereira, esposa de Fernan Martinez Carvajal.
Um dos fundadores de um dos ramos da família Figueiredo em Portugal foram D. João de Figueiredo e D. Álvaro de Figueiredo. Foram senhores da torre.
Embora essa seja a história contada a respeito da origem, encontra-se registros somente a com o quinto neto de Ansur, de nome Soeiro Martins de Figueiredo. Os registros são datados de 1211 e 1245, época dos reis de Portugal D. Afonso II e D. Afonso III.
Após isso, no Brasil, só encontramos o nome de Jorge Figueiredo Correia, que foi um escrivão da fazendo real. Em 1535, foi donatário da capitania de Ilhéus, que ficava entre a Capitania da Bahia e a de Porto Seguro.
O sobrenome possui a variante Figueredo.
Brasão
O brasão da família Figueiredo é composto por cinco folhas verde com centro amarelo, duas em cima e duas embaixo e uma no meio. O fundo do escudo é vermelho.
O brasão Figueiredo significa: honra, força, energia, luta, foco, fé, tranquilidade, paz, felicidade, entendimento, caráter, garra, resistência, firmeza, trabalho, equilíbrio, decência e generosidade!