Isabel
Isabel é um nome feminino muito utilizado em língua portuguesa. O nome Isabel deriva do latim, língua na qual possuía a mesma grafia que possui em português: Isabel. Sua forma latina não é a original, mas sim um nome que é derivado do nome hebraico Elisheva (אֱלִישֶׁבַע). Isabel possui algumas variantes em língua portuguesa, sendo as mais comuns: Isabela e Isabele. Em inglês, devido à incompatibilidade fonológica, usa-se o nome Elizabeth.
Uma diferente corrente de estudos etimológicos defende que o nome Isabel não teria se originado a partir do nome hebraico Elisheva, mas da forma Izebel, também hebraica. O significado do nome Izebel, então, é “pura e casta”.
O significado do nome Isabel, se originado de Elisheva, é “devotada a Deus”, “promessa de Deus” e, se originado de Izebel, é “pura e casta”.
No Novo Testamento da Bíblia Sagrada, há uma mulher chamada Isabel, que é prima de Maria, mãe de Jesus. Mesmo sendo considerada estéril e mesmo já em idade avançada, pela graça de Deus Isabel pôde conceber um filho, o primo de Jesus, João Batista, conhecido, dentre os cristãos, como o último dos profetas.
A variante inglesa de Isabel, Elizabeth, é um nome famoso na Inglaterra, pois é este o nome da rainha daquele país. Nascida em 1926, a rainha Elizabeth iniciou seu reinado em1952, tendo sido coroada um ano mais tarde, em 1953.
Também no Brasil houve uma Isabel famosa, membro da família real. Por causa dela foi assinada, em 14 de maio de 1888, a lei áurea, que finalmente pôs fim à escravidão no país. Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga também é conhecida como A Redentora. Ela jamais foi rainha, apenas assumiu o trono como regente do Império Brasileiro em um período em que seu pai, Dom Pedro II, estava ausente do país por motivo de viagem.