João Victor
João Victor é um nome masculino muito popular. É um nome composto, ou seja, é formado por dois outros nomes próprios simples: João e Victor.
João é um nome que chega à língua portuguesa derivado de Iohannes, forma utilizada em língua latina. Este, por sua vez, é a transcrição latina do nome grego Ιωαννης (Ioannes), que, ainda, é uma forma derivada do nome hebraico יוֹחָנָן (Yochanan). O nome original, em hebraico, significa “YAHWEH é misericordioso”.
Em língua inglesa praticamente não há recorrências do nome João escrito desta forma. Por incompatibilidade dos fonemas, João, em inglês, escreve-se John. A origem e o significado do nome permanecem inalterados, apesar de serem diferentes formas de escrita.
O nome Victor, muito antes de ser um nome próprio masculino, era um substantivo comum e não próprio. Na língua latina, significa “vitorioso”, “conquistador”, “vencedor”.
O substantivo era muito usado junto aos nomes dos generais que retornavam de guerras como vitoriosos e é provável que esta tenha sido a razão para que, em um momento futuro, Victor tenha passado a funcionar como um nome próprio.
O nome era comumente adotado por cristãos no início do cristianismo, quando havia muita perseguição contra a religião e os fieis eram obrigados a praticar seus cultos escondidos em catacumbas e a usar códigos para poderem se comunicar em público. O uso do nome Victor era, então, uma esperança, um desejo de um futuro vitorioso, sem precisar se esconder.
Devido ao significado e à origem do nome, diversos cardeais, ao serem eleitos papas, escolheram utilizar o nome Victor. O primeiro deles foi o décimo quarto papa da Igreja Católica, tendo sido eleito em 189 e terminado seu pontificado em 199.
Juntando-se os dois nomes, o significado do nome João Victor seria algo como “Vitória de Deus misericordioso” ou “Deus é misericordioso e vencedor”.