Karoline
Karoline é um nome feminino. Muitas vezes é utilizado não o nome completo, mas o apelido: Karol. O nome Karoline é uma variação de Caroline, muito mais comum no Brasil devido ao escasso uso da letra K em português. Outras variantes de Karoline são: Karolina, Caroline e Carolina.
O apelido do nome Karoline, Karol, embora seja feminino no Brasil, em países como Polônia, Eslováquia e Eslovênia é um nome masculino, uma forma adaptada do nome Karl. Não apenas Karol, mas também o nome Karoline é derivado do alemão Karl.
Enquanto Karol é um derivado direto de Karl, Karoline passa por outras vias. O nome Karoline vem do nome masculino latino Carolus, que deriva do nome masculino inglês Charles que, por sua vez, tem sua origem na forma alemã Karl.
O nome Karl possui mais de uma possibilidade etimológica. A primeira vertente diz ser uma forma alemã que quer dizer “homem”. Outra corrente etimológica defende que o nome Karl tenha sua origem em “hari”, uma antiga palavra germânica, que seria traduzida como “exército” ou mesmo “guerreiro”.
Nos países em que o apelido de Karoline, Karol, é utilizado como nome masculino, seu significado é “homem” e “guerreiro” – inclusive, era esse o nome de batismo do Papa João Paulo II, hoje declarado Santo pela Igreja Católica.
No Brasil, porém, tanto Karol como sua versão estendida, Karoline, são nomes femininos que não podem significar “homem”, pois seriam paradoxais. O significado do nome Karoline em português não deve ser entendido como o mesmo de sua origem, Karl, e sim como seu oposto.
Sendo assim, o significado de Karoline não é “homem” ou “guerreiro”, mas o oposto desses termos, ou seja: “mulher”, “delicada” e “feminina”.
No Brasil há uma personalidade famosa chamada Karoline, é Karoline dos Santos Oliveira. Ela é rapper, cantora e compositora e é conhecida por seu nome artístico, Karol Conka. Sua importância se deve a ser considerada, na atualidade, uma das representantes femininas mais importantes do rap brasileiro.