Letícia Maria
Letícia Maria é um nome feminino composto que possui origens distintas e diferentes significados e características que, ainda assim, se complementam muito bem. O significado de “Letícia Maria” nada mais é do que uma junção dos significados dos nomes em separado, podendo ser “mulher feliz e pura” e “senhora alegre e soberana”.
A primeira parte do nome, “Letícia”, é uma versão do nome latino Laetitia, que significa, literalmente “felicidade”, “alegria” e “coisas prazerosas”. A popularização deste primeiro nome começou a acontecer na Inglaterra no século II e se espalhou pelo restante da Europa. Este é, ainda, o nome de uma santa espanhola que possui muitos devotos, fazendo a composição “Letícia Maria” um nome muito religioso para os cristãos.
Já a segunda parte do nome, “Maria”, é um dos nomes mais comuns - se não o mais - no Brasil e também no mundo desde o século XVI, sendo que os nomes compostos femininos brasileiros quase sempre são a junção do nome Maria com algum outro. Neste caso, o “Maria” veio como segundo nome. Não se sabe ao certo a origem do nome, mas acredita-se que veio do hebraico Myriam, que tem significado de “soberania”, “vidente” e também “pureza”.
Este segundo nome possui muitas versões ao redor do mundo, sendo a francesa e a inglesa (Marie e Mary, respectivamente) as mais utilizadas no Brasil, juntamente com a versão brasileira “Maria”. A pessoa mais famosa com este nome foi a mãe de Jesus no cristianismo e, por isso, o nome é associado à religiosidade e ao que é divino.
“Letícia Maria” é uma bela composição de nomes com um significado muito forte, ainda que misture origens etimológicas muito distintas, juntando alegria e pureza em uma só nomeação, o que faz da criança que leva este nome um alvo constante de bondade e gentileza, bem como uma disseminadora destes mesmos ideais.