Lilith
Lilith é um nome próprio feminino.
A origem do nome Lilith pode ser encontrada na palavra lilitu, do antigo acadiano, e significa “da noite”.
O nome Lilith não é muito comum e isso se deve ao fato de que em lendas assírias e judaicas, é associado a coisas negativas.
Na mitologia assíria, Lilith era o nome de um demônio. Já na mitologia judaica, Lilith é o nome da primeira esposa de Adão, ou seja, da primeira mulher na terra. Lilith foi expulsa do Eden e substituída por Eva porque ela não queria se submeter ao marido e, portanto, sua desobediência não poderia ser tolerada. Os filhos que Lilith teve com Adão teriam sido os espíritos malignos que rondam o mundo.
No Zohar, Lilith também aparece como um demônio. De fato, como a rainha dos demônios, a que incitava os homens. Na Kabala, Lilith corresponde ao 10º sefiroh, Malkuth, que seria aquele que reina no submundo e na noite, na escuridão.
Lilith também costuma ser associada à deusa Hécate, da mitologia grega. Essa deusa era a responsável por guardar as portas do inferno e montava em Cérbero, um gigantesco cão que possuía três cabeças.
Tendo em vista todas as lendas a respeito de Lilith, nenhuma delas colocando-a como algo positivo, o uso do nome é raro, pois há por traz dele uma história negativa. Apesar disso, seu significado não é maligno, apenas indica alguém que teria características da noite, podendo ser a escuridão ou o brilho das estrelas, a poesia da lua. Os aspectos positivos ou negativos do nome são subjetivos.
Numerologia para o nome Lilith
De acordo com a numerologia, a pessoa que se chama Lilith é alguém com muito afeto e que enxerga a vida de maneira otimista, sendo bastante extrovertida e, ao mesmo tempo, responsável e capaz de agir com seriedade frente às situações que necessitam de uma abordagem menos casual.