Lorrany
Lorrany é um nome próprio feminino. Acredita-se que o nome seja a variação da forma Lorrane e que o “e” tenha sido substituído pelo “y” no Brasil por motivos puramente estéticos. Há ainda a existência do nome Lohany e Lohanny. Todas as três formas são pronunciadas da mesma forma.
A princípio, o nome não surgiu como nome próprio feminino e sim como o nome de uma região francesa. A pequena província é conhecida por ser bem peculiar: a região é fronteiriça com 3 países: Luxemburgo, Alemanha e Bélgica. O nome, em francês, vem de Lot-regne. Também há a versão alemã: Lothringen. Ambas as formas possuem origem na expressão latina Lothari regnum, que quer dizer, literalmente, reino de Lothar. Lothar (ou Lotário I) foi um rei que governou a região no século I d.C. e que era bisneto de Carlos Magno.
Por causa do rei a região ganhou seu nome. Além de nomear a região, o nome também servia para designar aqueles que vinham de lá, os chamados lorrains.
A fama da região, que em português é chamada de Lorena, sendo a origem deste nome próprio, deve-se a ter sido alvo de muitas disputas entre a França e a Alemanha. Inicialmente, a região da Lorena pertencia ao Sacro Império Romano-Germânico mas, em 1648, foi tomada pela França por Luiz XIV. O Tratado de Frankfurt devolveu a província para a Alemanha em 1871 mas, com o fim da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes, em 1919, declarou que a região era pertencente à França e assim permanece até os dias atuais.
Toda essa disputa, sendo a última a mais célebre, popularizou o nome e permitiu que fosse utilizado como nome próprio feminino. Há ainda a versão masculina do nome. Em inglês, é utilizado o nome Lorann e, em português, a variante Lohan.