Magda
Magda é um nome feminino de ocorrência razoavelmente comum em língua portuguesa.
O nome Magda é a forma diminutiva do nome Magdalena, que na verdade é a forma latina do nome Magdalene.
Esse nome quer dizer “vinda de Magdala”. Assim, Entende-se que Maria Madalena, a personagem bíblica é alguém que veio de Magdala, uma vila no mar da Galileia. Este nome, em hebraico, quer dizer “torre”.
Maria Madalena é o nome da mulher adúltera que ia morrer apedrejada, como era costume no judaísmo. Jesus, porém, vendo a cena, interveio e pediu para que aquele que jamais tivesse pecado fosse o primeiro a lançar a pedra. Foi assim que Jesus salvou Maria Madalena de uma morte horrível e, a partir de então, ela começou a segui-lo, estando presente no momento de sua morte na cruz e também tendo visto Jesus após sua ressurreição, durante o tempo que ficou com os apóstolos antes de voltar definitivamente ao Pai.
Por causa de Santa Maria Madalena, o nome Madalena passou a ser bastante popular durante a Idade Média e, por isso, muito usado. A partir de Madalena/Magdalena surgiu o diminutivo Magda enquanto apelido e, mais tarde, enquanto nome próprio.
Magda também é o nome de um município brasileiro que está localizado em São Paulo, no interior do estado. Sua população, de acordo com o Censo IBGE de 2014 é de pouco mais de três mil habitantes em seus 311,7 km de área. O município de Magda integra a Microrregião de Auriflama e também a Mesorregião de São José do Rio Preto.
Dentre as pessoas famosas que se chamam Magda está Magda Tagliaferro. Nascida sob o nome de Magdalena Maria Yvonne Tagliaferro a 19 de janeiro de 1893 em Petrópolis, ela foi uma das grandes pianistas do século XX. Sua morte aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de setembro de 1986.
Magda Cotrofe também é outra brasileira famosa. Magda nasceu em Campos dos Goytacazes a 18 de janeiro de 1963 e é atriz e ex-modelo.
Numerologia para o nome Magda
De acordo com os estudos da numerologia, a pessoa a quem foi dado o nome de Magda é alguém que apresenta forte espírito maternal e é bastante ligada à sua família. Por causa dessas características, Magda tende a ser uma pessoa carinhosa, do tipo que ama cuidar daqueles que a rodeiam.
Sua personalidade bastante energética pode ser um problema, pois, caso Magda não direcione essa energia para hobbies e outras atividades, pode acabar sufocando aqueles que ama.
Quando se envolve em relacionamentos amorosos – e o mesmo acontece em suas amizades e em seu relacionamento com familiares – Magda costuma se doar muito e, em contrapartida, quando é magoada, tende a se retrair, a se isolar, a se recolher para dentro de si. Tudo volta ao normal, porém, após um pedido de perdão sincero.
É importante que Magda pense e repense suas atitudes para perceber se está sufocando ou superprotegendo aqueles que ama, pois isso pode acabar tendo o efeito inverso e afastando-os de seu convívio.