Mello
Mello é um sobrenome de origem portuguesa e tem origem em um tipo de ave.
Origem do sobrenome
É um sobrenome que possui uma derivação do nome de uma ave. Essa ave se chama Melro. Com o tempo, o sobrenome foi se modificando, por associação da letra R com a L, sofrendo alterações até chegar em “Melo” ou “Mello”.
A família Mello é uma das mais antigas e nobres de Portugal. Mem Soares de Mello era senhor da Vila de Mello.
Esse sobrenome possui descendentes da linhagem dos Riba de Vizela. Essa família vivia na quinta de Aguiar, freguesia de S. Cosme, concelho de Godomar, no século XII. Era um homem muito rico e conhecido de D. Afonso II. Ao Sul, fundou na Beira a vila de Merlo, depois passou a ser Melo. Casou-se com D Urraca Vasques de Ambia e a partir dos descendentes desse matrimonio se fixou o sobrenome Mello.
Há também famílias que são de origem italianas, onde teriam surgido a partir de um vilarejo chamado Mello.
Conhece-se a variante Melo que pode ser encontrada em grande número aqui no Brasil.
Brasão
O brasão da família Mello/Melo é composto por seis círculos cinzas dentro de quadrados vermelhos, num fundo amarelo do escudo. Diz-se que as 4 partes do brasão, significam: primeiro os Travassos; segundo Cabral; terceiro Mello e quarto Câmara.
Os brasões das famílias eram feitos de acordo com as características e do caráter do seu portador. Todo brasão tem seu significado, pois seus detalhes descrevem a família, seus costumes e são passados através das gerações. Serve para lembrar aos descendentes essas características.
O significado do brasão Melo é: coragem, tradição, foco, atenção, sucesso, força, apoio, fé, sentimento, vigor, energia, compreensão, ânimo, carinho, determinação, relacionamento, amizade, generosidade, estilo e amor!