Michael
Michael significa “Quem como Deus?” É um nome masculino bastante comum no Brasil sendo muitas vezes usado junto de outro nome, para formar um nome composto, como é o caso do nome João Michael. Em geral, Miguel é visto como sendo a forma portuguesa e espanhola do nome Michael, que é mais utilizado ao redor do mundo e mais parecido ao nome original.
A origem do nome Michael pode ser encontrada na língua hebraica, no nome מִיכָאֵל (Mikha'el). Este nome é bastante incomum, pois seu significado é uma frase. Mais especificamente, uma pergunta: “Quem como Deus?”
Essa pergunta é retórica e é a frase atribuída ao arcanjo de nome Michael ou Miguel, que aparece na Bíblia, na tradição hebraica e na tradução judaica.
Na tradição hebraica, Michael é um dos sete arcanjos, mas, na Bíblia, ele é o único que é identificado como de fato sendo um arcanjo. Ele aparece de maneira bastante marcante no livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo João que, na Igreja Católica, é chamado de São João. Neste livro, o último da Bíblia, Michael aparece como o responsável de liderar os exércitos do céu para derrotar o dragão – visto como o demônio. Por causa dessa sua atribuição, São Miguel Arcanjo passou a ser considerado como o santo padroeiro dos exércitos e dos soldados.
Dentre os famosos que tiveram o nome de Miguel destaca-se o castelhano Miguel de Cervantes. Ele foi um romancista, dramaturgo e poeta que nasceu em 1547 e faleceu em 1616. A ele deve-se um grande clássico da literatura ocidental, o livro Dom Quixote que, por muitos, é considerado como sendo o primeiro romance moderno e um dos melhores livros já escritos. Por sua causa o castelhano, sua língua materna, é muitas vezes chamado de La lengua de Cervantes, ou seja, a língua de Cervantes.