Rute
Rute, versão adaptada para o português do nome hebraico Ruth, significa “companheira”, “amiga” e “visão da beleza”. Deriva da palavra hebraica Re’ut, que tem o mesmo significado. É um nome conhecidamente bíblico, tendo, inclusive, um livro nomeado a partir dele, por conta da bisavó do Rei Davi, Ruth. Daí a grande presença do nome em famílias cristãs, independente da vertente.
Ruth ainda é a grafia mais utilizada para o nome ao redor do mundo, mas a sua versão latino-americana (Rute) também é bem comum, especialmente no Brasil. Este era um nome que costumava ser muito popular entre cristãos, como já foi dito, e se fez mais frequente após a Reforma Protestante do século XVI.
Já na Inglaterra do século XVII, o nome se tornou ainda mais popular, uma vez que passou a ser associado com a ideia de simpatia e compaixão. No Brasil, o nome pode ter passado a ser mais conhecido por conta da personagem Rute, na famosa novela “Mulheres de Areia” e o seu famoso apelido “Rutinha”, que até hoje é um dos mais utilizados para o nome no Brasil.
Assim como acontece com qualquer nome ao redor do mundo, a versão aportuguesada Rute não é a única variação de grafia e pronúncia do nome. Por ser bíblico e fazer parte do Antigo Testamento de forma significativa, está presente em diversos países. A maioria das variações de grafia e pronúncia se aproximam da mais utilizada, que é Ruth. A forma original hebraica é Rut, mas há também Routh, versão grega, e que mais se afasta da versão original, Ruf, na língua russa.
O apelido mais comum para o nome, na língua inglesa, é Ruthie. Pode-se dizer que muito da popularidade atual dele nos Estados Unidos se deve ao fato de a filha de um dos presidentes americanos, Grover Cleveland, ter sido batizada com este nome, sendo, então, Ruth Cleveland.