sefora
Sefora é um nome próprio feminino. O nome Sefora é uma variação ortográfica do nome Sephora. Ambos os nomes descendem do nome italiano Zipporah. O nome Zipporah, por sua vez, tem origem no nome hebraico צִפּוֹרָה (Tzipporah). O nome também possui sua versão em língua grega antiga (Σεπφωρα) e em árabe: árabe: صفورا (Safura ou Safrawa).
O nome próprio hebraico צִפּוֹרָה (Tzipporah) é derivado do substantivo comum צִפּוֹר (tzippor), que significa pássaro.
No Antigo testamento, Sefora é o nome da esposa de Moisés. O casamento dos dois está no capítulo dois, versículo vinte e um do livro do Êxodo. Após casados, Sefora, filha de Jetro, e Moisés tiveram dois filhos: Jérson e Elieser.
Alguns defendem que Sefora teria sido a única esposa de Moisés, enquanto outros dizem que ele teria tido duas. O motivo da divergência está no capítulo doze do livro dos Números: Os irmãos de Moisés, Mírian e Araão, o acusam de ter se casado com uma estrangeira, uma cuchita, que é como chamavam as pessoas da Etiópia. O livro do Êxodo, porém, conta que Sefora era madianita, ou seja, proveniente de Madiã.
Essa passagem, então, sugere que Moisés tenha tido duas esposas, uma de cuchita e uma madianita. A confusão, porém, é esclarecida no versículo sete do capítulo três do livro de Habacuc. O profeta diz que Cusã e Madiã são sinônimos, o que nos leva a acreditar que Cusã era uma forma antiga de chamar Madiã. Seguindo este pensamento, Sefora teria sido a única esposa de Moisés.
O nome Sefora tem uma forma em língua francesa: Séphora. Este é o nome dado a uma loja de beleza que se faz presente em boa parte do mundo. Além do nome próprio, a loja também está relacionada com a forma grega Sephos, que significa beleza. A loja foi fundada em 1970.