Thainá
Thainá é um nome derivado de uma das línguas maternas do Brasil, o tupi-guarani. É uma variação de Tainá, e ambos nomes facilmente são encontrados em mulheres brasileiras e em regiões latino-americanas que tiveram influência das tribos guarani.
O nome tem três possíveis significados, todos parecidos: Thainá ou Tainá pode significar “astro celestial”, “estrela matinal” ou simplesmente “estrela”. A difusão de nomes e palavras em Tupi Guarani no Brasil é muito grande, sendo que boa parte do vocabulário brasileiro e da nossa língua portuguesa é composto de palavras em tupi. Isso porque essa é a língua indígena mais falada no Brasil ainda hoje.
O termo, antes de ser nome próprio, era utilizado pelos índios para se referir aos mais diversos elementos celestes, como planetas e estrelas. E como tudo que está relacionado ao universo e linguagem indígena, existe uma lenda por trás da criação do nome Tainá. Segundo essa lenda, havia uma grande estrela de nome Tainá-can, que era adorada por todos como um deus, visitando a Terra uma vez ao ano na forma de um homem idoso.
O Tainá-can, na cultura indígena, foi responsável por ensinar ao povo Guarani como cultivar a terra e a plantar alimentos, como a mandioca, o milho e outros que fazem parte da agricultura. Apelidos comuns para o nome Tainá ou Thainásão, Tai ou Thai, Tata e Thá.
Mulheres que tem o nome Thainá ou Tainá são conhecidas por ter muita compaixão, fazer o bem para as pessoas e tem um altruísmo muito elevado, chegando a colocar o bem-estar dos outros acima do seu próprio.
O perdão pode ser algo difícil para as Thainás, mas não impossível. Tem em sua personalidade a sensibilidade, diplomacia, receptividade e cooperação, características importantes e essenciais. Apesar de evitarem os cargos de liderança, são boas ao executá-los exatamente por suas habilidades diplomáticas refinadas.